A dupla excepcionalidade pode ser definida como a presença de alta performance, talento, habilidade ou potencial, ocorrendo em conjunto com uma desordem psiquiátrica, educacional, sensorial e física, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou dificuldades de aprendizagem. (Romana-Alves e Nakano, 2021)
Esses indivíduos possuem capacidades cognitivas acima da média, mas também enfrentam desafios significativos em áreas específicas, o que pode mascarar suas habilidades e dificultar o reconhecimento tanto das altas habilidades (superdotação) quanto do transtorno.
A avaliação neuropsicológica é de fundamental importância para a identificação da dupla excepcionalidade, pois permite uma análise detalhada das capacidades cognitivas e sociais, bem como das dificuldades de cada indivíduo. Os resultados da avaliação irão auxiliar o médico em seu diagnóstico. Além disso, auxiliará a escola, psicólogos, terapeutas e familiares a compreender sobre as dificuldades e potenciais da pessoa avaliada.
Entre em contato para mais informações e agende a sua avaliação: (48) 99190-9021.