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Intervenções Baseadas em Evidência no Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) demanda intervenções que tenham respaldo científico. As mais reconhecidas incluem ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Treino de Habilidades Sociais e Terapia Ocupacional.

1. Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

Desenvolvida a partir dos princípios do behaviorismo por B. F. Skinner, a ABA utiliza técnicas como reforço positivo, treinos com ensaio discriminativo e análise funcional (modelo ABC: antecedente-comportamento-consequência). Pioneiro na aplicação com crianças autistas, Ole Ivar Lovaas demonstrou, em estudo de 1987, que 9 de 19 crianças ganharam habilidades de linguagem típicas, com aumento médio de 30 pontos de QI e ingresso em classes regulares. Embora métodos antigos envolvessem medidas aversivas, hoje a prática clínica utiliza predominantemente reforços positivos e técnicas éticas e individualizadas.

 

2. Treino de Habilidades Sociais (SST)

O Treino de Habilidades Sociais pode ocorrer em grupo e envolver familiares e professores, reforçando a generalização dos aprendizados. Em estudo randomizado com crianças de alto funcionamento (9-13 anos), o SST proporcionou melhoria significativa nas áreas sociais, especialmente quando envolvia pais e professores. Pesquisadores como Connie Kasari coordenam intervenções focadas em atenção conjunta e envolvimento simbólico, como o protocolo JASPER, com eficácia comprovada em crianças minimamente verbais.

 

3. Terapia Ocupacional (TO)

A Terapia Ocupacional atua diretamente nas atividades diárias, habilidades motoras, autorregulação e independência funcional. Intervenções sensoriais, como Integração Sensorial (SI) e estratégias baseadas nos sentidos,, têm evidência moderada de eficácia em atenção e autorregulação. Estudos específicos mostram ganhos em processamento sensorial, habilidade de relacionamento, linguagem e autocuidado desde as primeiras sessões de TO. Diretrizes da AOTA (American Occupational Therapy Association) recomendam práticas de TO com base em evidências, classificando-as com grau A (forte) ou B (moderado), para diversas áreas como participação em atividades diárias, saúde mental positiva e autossuficiência. Além disso, a TO contribui com adaptações ambientais, uso de equipamentos adaptativos, treino motor fino e regulação emocional, integrando-se efetivamente à equipe interdisciplinar.

As intervenções baseadas em evidência — ABA, Treino de Habilidades Sociais e Terapia Ocupacional — têm mostrado resultados consistentes para promover comunicação, regulação emocional, habilidades sociais e autonomia em pessoas com TEA.

Psicólogo Floripa
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Bibliografia

  • LOVAAS, O. I. Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children. 1987.
  • SKINNER, B. F. Principles of behavior. Foundation of ABA, citado em análises terapêuticas modernas.
  • Applied behavior analysis: Behavior analysis in psychology, Verywell Mind, 2006. (Verywell Mind)
  • TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS: estudo com SST em crianças com TEA, d ≈ 0,4 (Vineland) – Social skills group training in children with autism spectrum disorder, PubMed, 2018. (PubMed)
  • KASARI, C. et al. Intervenções comunicativas como JASPER – protagonismo em autismo minimamente verbal. (Wikipedia)
  • ROBERGE, N.; CRASTA, J. A Systematic Review of Sensory Interventions for Children With Autism... American Journal of Occupational Therapy, 2022. (AOTA Research)

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